Rss Feed
  1. Florais de Bach

    domingo, 4 de abril de 2010

    O Dr. Edward Bach, médico inglês, desenvolveu uma medicina natural, para tratar a saúde emocional e espiritual, descobrindo as 38 Essências Florais de Bach que são essências preparadas a partir dos florais, cada uma para um estado emocional específico, e ainda uma combinação de 5 Florais de Bach, designados para situações difíceis, que exigem demais da pessoa, à qual ele chamou de Rescue Remedy®.
    Os Florais de Bach ajudam a ultrapassar os estados emocionais do dia a dia, mais em sintonia com as tendências de cura natural dos tempos actuais. Os Florais de Bach, assim como outras formas de medicina natural, têm efeito através do tratamento do indivíduo e não da doença ou dos seus sintomas. 

    Eles actuam especificamente na condição emocional da pessoa afectada, deste modo, duas pessoas com a mesma queixa podem beneficiar de Florais de Bach diferentes.
    Por exemplo, embora possam ambas sofrer de artrite, uma talvez esteja resignada à doença, enquanto a outra talvez esteja impaciente com a enfermidade, portanto diferentes Florais de Bach serão apropriados para cada caso.

    O efeito, ao tomar-se as Essências Florais de Bach, não é de suprimir as atitudes negativas e sim de transformá-las em positivas, estimulando o próprio potencial de auto-cura da pessoa, libertando o sistema físico para empenhar-se completamente na luta contra a doença e o stress. A pessoa não necessita de estar doente fisicamente para beneficiar da toma de Florais de Bach.
    É normal as pessoas passarem por períodos de dificuldades e fadiga, podendo originar a instalação de um estado de negativismo. Nestes momentos os Florais de Bach são fundamentais, restaurando o equilíbrio antes que os sintomas físicos apareçam.

    As Essências Florais de Bach são únicas, simples de usar por qualquer pessoa, sem necessidade de acompanhamento médico específico, apropriadas para toda a família, não criando situações de dependência seja qual for o período de utilização e estão disponíveis em grande parte de estabelecimentos naturistas.

    É importante destacar que a presente terapia não dispensa o tratamento médico para a cura das doenças físicas. Os Florais de Bach começam por actuar no corpo mais subtil, vão atravessando as várias camadas até ao corpo físico (mais pesado), não curando directamente a doença física, mas ajudando a combate-la ou a conviver com ela de modo a que não represente um aspecto importante da vida da pessoa e esta possa viver melhor. Os presente florais podem ser utilizados juntamente com outras medicações alopáticas ou homeopáticas, ou outras formas de terapia tradicional ou natural, sem qualquer interferência negativa, sendo, inclusivamente, complementares, potenciando os efeitos das outras terapias e reduzindo os seus efeitos secundários.

    As Plantas:
    Agrimony (Agrimonia Eupatoria): Para problemas em geral, tormentos e preocupações. Ideal para aqueles que escondem seus sentimentos e preocupações de outras pessoas. Agrimony destrava a depressão e angústia, liberando o estado emocional que está preso dentro de si mesmo. Esse floral está relacionado com o signo de Sagitário.

    Aspen (Populus tremuloides): Ajuda a nos trazer de volta à realização da Unidade. Bom para medos vagos, especialmente se não houver explicação concreta, maus pressentimentos, senti medo de voltar a dormir por causa de pesadelos nocturnos. Ideal para crianças que sentem medo de ficar sozinhos e tem medo de escuro. Esse floral está relacionado com o signo de Touro.

    Beech (Fagus sylvatica): Para aqueles que gostam de exagerar nos fatos e mania de julgar. Ajuda a pessoa a ser mais tolerante, compreensivo das diferenças individuais.

    Centaury (Erythraea centaurium): Ajuda a dissolver a falta de iniciativa e a fraqueza em horas de decisões. Ajuda a pessoa a encontrar seu eu interior, se tornar mais ativo e positivo. Esse floral é relacionado com o signo de Virgem.

    Cerato: Ajuda a achar a nossa individualidade e a nos livrar de influências negativas vindas de fora. Ideal para aqueles que não sentem confidência e que estão perguntado pela opinião dos outros sempre. Esse floral está relacionado com o signo de Gémeos.

    Cherry Plum (Prunus Cerasifera): É indicado para aqueles que sentem medo, afasta a ideia de suicídio e ajuda a controlar a ansiedade.

    Chestnut Bud (Æsculus hippocastanum): Para aqueles que nunca aproveitam as oportunidades. Também para aqueles que continuam repetindo os mesmos erros, incapaz de aprender com as experiências da vida.

    Chicory (Cichorium intybus): Ajuda a combater o egoísmo e a possessividade. Ideal para aqueles que não conseguem ver nada de errado. Ajuda a compreender o amor como um sentimento natural. Esse floral está relacionado com o signo de Escorpião.

    Clematis (Clematis recta): Ajuda a trazer a estabilidade, ajuda a pessoa a realizar seus trabalhos nesse mundo. Também ajuda na falta de interesse pela vida e resgata a capacidade de atenção dos mais dispersos. Esse floral está relacionado com o signo de Peixes.

    Crab Apple (Malus pumila): Óptimo para limpeza interior. Ajuda a eliminar a ideia de obsessividade, libertando a pessoa para compreender que as desordens físicas têm início dentro de si mesma e ajudando-o a manter o controle para reverter situações que estão em desarmonia.

    Elm (Ulmus procera): Para aqueles que esperam fazer alguma coisa de importante nessa vida e que é beneficial para a humanidade. Ideal para quem se sente sobrecarregado de responsabilidades denominados pela exaustão. Ajuda a reconhecer e respeitar os próprios limites físicos.

    Gentian (Gentiana amarella): Ideal para quem se sente discorajados, precisando encarar as dificuldades como oportunidade de crescimento. Gentian ajuda a transformar nossas dúvidas, compreendendo-as. Também encoraja a enfrentar obstáculos e superar perdas ou afastamento de pessoas queridas, animais de estimação ou empregos.

    Gorse (Ulex europaeus): Ajuda a dissolver a desesperança e o disânimo daqueles que não confiam na própria força para reverter situações difíceis. Também ajuda a trazer coragem para continuar com a luta do dia a dia.

    Heather (Calluna vulgaris): Para aqueles que estão procurando por companheirismo, também para aqueles que sentem infelizes e sozinhos. Ajuda a acalmar o medo, dissolve a ansiedade e a mania de ficar falando o tempo todo só sobre si mesmo.

    Holly (Calluna vulgaris): Para aqueles que se sentem atacados por pensamentos destruidores de inveja, ciúme ou qualquer outro tipo de sentimento negativo. Traz protecção contra as influências negativas vindas de fora. Indicado para quem costuma passar mal ao ver o sucesso dos outros e para quem confia de tudo e de todos.

    Honeysuckle (Lonicera caprifolium): Ideal para pessoas que gostam viver no passado e estão ligados constantemente às memórias de perda de amigos ou parentes.

    Hornbeam (Carpinus betulus): Ajuda a trazer equilíbrio mental e físico, trazendo força para realizar suas tarefas. Traz força, poder e determinação para trabalhar.

    Impatiens (Impatiens glandulifera): Para aqueles que querem tudo sem nenhum atraso. Não conseguem ter paciência e não gostam de perder tempo. Ajuda a acalmar a irritação, tensão e alivia a dor. Esse floral está relacionado com o signo de Carneiro.

    Larch (Larix deciduas): Para aqueles que se consideram menos importante que os outros e incapazes de fazer qualquer coisa. Ajuda a trazer força e determinação para um crescimento forte e sadio. Também ajuda a dissolver o sentimento de inferioridade, desânimo e a falta de confiança no próprio valor.

    Mimulus (Mimulus guttatus): Combate o medo de doenças, acidentes, dor e desgraça. Ajuda a trazer confidência e felicidade.

    Mustard (Sinapis arvensis): Trás suporte e estabilidade para aqueles que sentem trsisteza e melancolia quase desesperada ou profunda depressão. Também indicado para os que pensam que nunca irão ser felizes. Mustard é o floral ideal para depressão sem explicação.

    Oak (Quercus robur): Ideal para aqueles que estão sempre batalhando com uma disabilidade crónica ou doença e que nunca aceitam derrota.

    Olive (Olea europaea): Para aqueles que sofrem fisicamente ou mentalmente, sentem exaustos por causa de alguma doença, dor ou batalha. Ajuda a renovar nossa força trazendo vitalidade. Elimina a fadiga, o esgotamento físico e mental, sendo bastante utilizada para períodos estressantes decorrentes de crises, separações e problemas de saúde.

    Pine (Pinus sylvestris): Ajuda a eliminar sentimento de culpa e a combater a baixa auto-estima. Ajuda a pessoa confiar nas próprias potencialidades e continuar com perseverança o seu trajeto de vida. Pine possui propriedades de limpeza, ajudando a limpar e clarear obstruções ambos fisicamente e mentalmente.

    Red Chestnut (aesculus carnea): Ajuda aqueles que sentem ansiedade pelos outros. Ajuda a acalmar a mente, o medo e a ansiedade. Dissolve a insegurança e traz coragem. Esse floral está relacionado com o signo de Caranguejo.

    Rescue: Ajuda a alcançar o equilíbrio natural do ser humano. Rescue é conhecido como o floral de emergência. Dissolve o medo, desespero, agonia e confusão mental, especialmente em situações de choque, traumas e stress. Também pode ser usado em tratamento de feridas, insônia e outros problemas mais.

    Rock Rose: Para casos onde não há saída. Encoraja aqueles que precisam enfrentar situações difíceis e correr riscos. Ideal para quem treme ao enfrentar situações inesperadas ou difíceis, ou mesmo para os que tem medo de viajar. Ajuda a tranquilizar o sono e combate o medo nocturno.

    Rock Water (Aqua petra): Recomendado para aqueles que são muito exigentes com a maneira em que vivem e não se permitem aproveitar a vida porque precisam preservar a própria imagem de modelo e perfeição. Ajuda a dissolver a tensão que fica acumulada nas juntas e nos músculos.

    Scleranthus (Scleranthus annuus): Para aqueles que tem dificuldade em decidir entre duas coisas. Traz claridade e abre a percepção. Esse floral está relacionado com o signo de Balança.

    Star of Bethlehem (Ornithogalum umbellatum): Ajuda a clarear a mente, limpando o inconsciente de choques ou traumas físicos e emocionais, especialmente em casos de acidente ou perda de alguém querido. Alivia traumas, dor e tensões.

    Sweet Chestnut (Castanea sativa): Ajuda a pessoa a encarar a verdade e efectuar mudanças importantes para seguir à diante.

    Vervain (Verbena officinalis): Para aqueles que tem ideias e princípios fixos e não gostam de mudanças. Ideal para combater o stress. Esse floral está relacionado com o signo de Leão.

    Vine (Vitis vinifera): Ajuda a dissolver a arrogância, a inflexibilidade e a sede de poder. Traz confidência e habilidade.

    Walnut (Juglans regia): Para aqueles que têm ambições e que se sentem tentados a levar avante as suas próprias ideias. Dá protecção a influências exteriores.

    Water Violet (Hottonia palustris): Para aqueles que precisam tomar decisões sérias na vida. Também para aqueles que gostam de fazer as coisas de seu próprio jeito e gostam de ficar sozinhos. Esse floral está relacionado com o signo de Aquário.

    White Chestnut (aesculus hippocastanum): Ajuda a acalmar e clarear a mente, ajudando a pessoa a controlar pensamentos obsessivos. Combate dor de cabeça, irritabilidade e a depressão. Wild Oat (Bromus ramosus): Para aqueles que tem ambições altas na vida e que gostariam de ganhar mais experiência e aproveitar mais a vida. Dissolve o desânimo e a depressão.

    Wild Rose (Rosa canina): Ajuda a dissolver a exaustão, a falta de vontade de lutar pelo que quer.

    Willow (Salix vitellina): Ajuda a curar ressentimentos, amargura e combate a negatividade. Ajuda a pessoa a assumir mais responsabilidades e não culpar os outros pelas coisas que acontecem.

    Preparação dos Florais:
    Para prepararmos o remédio, precisamos das essências, de um frasco de 30 ml, preferencialmente com conta-gotas, um pouco de conhaque e água fresca (aconselhamos o uso de água natural, de fonte). Encha o frasco de 30 ml com 3/4 de água e complete-o com o conhaque, que serve como conservante. Coloque duas gotas de cada essência que se quer misturar e agite com cuidado. É importante manter tudo muito limpo e evitar tocar o vidro do conta-gotas.

    Observe que o Dr. Bach escolheu o uso do conhaque por estar relacionado com dois remédios: o fruto da videira (Vine) que é amadurecido em barris de carvalho (Oak). Desta forma, nenhum agente estranho participa do processo.
    Após preparar o remédio, coloque uma etiqueta identificando-o e registando a data de preparo. Recomendamos um prazo de validade de 3 meses, após o que a mistura deve ser deitado fora.

    Dosagem:

    Normalmente, toma-se 4 gotas 4 vezes ao dia, directamente na língua. Em casos mais agudos, pode-se preparar uma mistura que chamamos de “plus”: coloque 2 gotas de cada essência num copo com água e beba a mistura frequentemente. Terminado o copo, pode-se repetir o processo.

    A Prescrição dos Florais de Bach

    Os Remédios Florais do Dr. Bach podem ser usados concomitantemente a outros tratamentos e não provocam efeitos colaterais e figuram entre os sistemas médicos alternativos reconhecidos e recomendados pela Organização Mundial de Saúde.

    As regras básicas para a prescrição dos Remédios Florais do Dr. Bach são as seguintes:

    - Verificar as causas dos sintomas relatados, pois os remédios florais removem os bloqueios emocionais e mentais em sua raiz.
    - Limitar o número de remédios florais, numa mesma composição, ao mínimo possível. O ideal é não passar de seis no mesmo frasco; quanto menos de cada vez, melhor.
    - Deve-se hierarquizar as emoções em desequilíbrio, ou seja, selecionar as principais desarmonias que dominam o quadro, para se encontrar o remédio adequado.
    - Os estados emocionais e mentais em desequilíbrio devem ser conscientes ou perceptíveis à observação de quem prescreve.
    - O remédio actua da superfície para a profundidade. Equilibrada uma situação, poderá emergir um novo aspecto desarmonioso, que requererá outro remédio. -A seguir, apresentamos uma tabela-resumo onde são identificados os principais sintomas de cada uma das sete categorias definidas pelo Dr. Bach, e os Remédios correspondentes.

    1. Para os que sentem
    medo pânico, terror Rock Rose
    medo de coisas conhecidas Mimulus
    medo de perder o controle de si próprio Cherry Plum
    medo de que “algo de ruim” possa acontecer às pessoas que ama Red Chestnut
    medo indefinido Aspen

    2. Para os que sofrem de indecisão
    por não confiar em seus próprios julgamentos Cerato
    por não conseguir decidir entre dois opostos Scleranthus
    desânimo, pessimismo Gentian
    desesperança Gorse
    sensação de que não vai dar conta das responsabilidades Hornbeam
    por não conseguir encontrar a verdadeira vocação Wild Oat

    3. Para os que sentem desinteresse pelas circunstâncias actuais
    que “vivem no mundo da lua”, sonhadores Clematis
    que “vive no passado”, apegados a pessoas, locais, situações passadas Honeysuckle
    que perderam o prazer de viver, energias foram sugadas Olive
    que se conformam facilmente por tudo que acontece. Apatia Wild Rose
    que tem ideias fixas que ficam “girando” na mente White Chestnut
    que se deprimem de repente sem razão aparente Mustard
    que não conseguem aprender os ensinamentos da vida. Repetem erros Chestnut Bud

    4. Para os que sofrem de solidão
    que são realmente talentosos e capazes, mas tendem a isolar-se. Water Violet
    que impacientes e irritados com os outros Impatiens
    que são inseguros, necessitam de companhia constantemente Heather

    5. Para os que são excessivamente sensíveis às influências e opiniões alheias
    que escondem as suas preocupações por detrás de uma fachada alegre Agrimony
    que “não sabem dizer não”. São subservientes demais Centaury
    que se influenciam pelas opiniões alheias, para momentos de transição Walnut
    que sentem ciúme, inveja, ódio, ou seja, sentimentos ruins Holly

    6. Para o desalento ou desespero
    por se acharem incapazes, desanimam antes de tentar Larch
    por acharem que não terão forças para cumprir suas responsabilidades Elm
    por se auto-condenarem. Complexo de culpa Pine
    que sentem uma angústia profunda Sweet Chestnut
    por se encontrarem em situação de choque físico ou mental. Star of Bethlehem
    que se sentem amargurados, ressentidos com a vida Willow
    que se desesperam, mas não deixam de lutar Oak
    quando existe grande sentimento de impureza, aversão a si próprio Crab Apple

    7. Para os que se preocupam excessivamente com o bem estar dos outros
    pois sua capacidade de amar sem exigir nada em troca está bloqueada. Chicory
    tentando fazer com que sejam aceitas suas ideias. Dificuldade em relaxar Vervain
    tendem a fazer prevalecer suas ideias tornando-se por vezes tirano Vine
    que carecem de humildade Beech
    que são excessivamente rígidos consigo mesmos. Autodisciplina Rock Water