Rss Feed
  1. O Uso Quotidiano dos Cristais

    segunda-feira, 19 de julho de 2010

    Quase todas as pessoas sentem afinidade com os cristais, tanto pela sua beleza como também pelas tradições com que se relacionam. Muitos também já sabem que as pedras têm propriedades terapêuticas mas, ainda assim, existe grande desconhecimento acerca das aplicações prática.

    Este breve texto destina-se a fornecer algumas possibilidades a todos aqueles que desejam utilizar os seus cristais mas que não possuem ou até nem sentem necessidade de aprender muitas técnicas de cristaloterapia. Seguem-se algumas formas simples de colocar o poder dos cristais à nossa disposição:

    Filtragem de lixo energético
    Os computadores, telemóveis, bem como todos os aparelhos eléctricos, geram campos electromagnéticos que prejudicam o organismo se a exposição for prolongada. Colocar uma drusa sobre a mesa de trabalho ou perto do ecrã ajuda a neutralizar os efeitos nocivos, notando-se uma imediata diminuição da fadiga e da irritabilidade. Os cristais utilizados para este fim deverão ser limpos com frequência.

    Limpeza e energização de ambientes
    Todos os ambientes e espaços ganham bastante na presença dos cristais que actuam como focos revitalizadores, mantendo-os limpos de radiações nocivas e emitindo um fluxo de energia benéfica. Esta é uma das mais antigas formas de utilização dos cristais: para protecção. Os cristais absorvem as negatividades tanto físicas como espirituais.

    Manufactura de elixires
    Os remédios de gemas são preparados que se fazem colocando uma amostra de cristal numa taça de vidro incolor cheia de água mineral. O processo de confecção será melhorado se a taça for exposta durante algum tempo à luz solar. Devido às características da água, este processo permite que o padrão energético da pedra seja impresso nela. Depois de preparado, retira-se a pedra e engarrafa-se a água. As propriedades terapêuticas dos elixires são os mesmos do cristal utilizado na sua confecção, pelo que é indispensável conhecer as pedras antes de as utilizar. A este respeito importa dizer que algumas são tóxicas e/ou solúveis em água. Aos principiantes recomenda-se utilizar apenas cristais do grupo dos quartzos, especialmente o quartzo hialino que tem o maior leque de aplicações. A água carregada com esta variedade de quartzo é regeneradora, sem contra-indicações, podendo ser bebida em qualquer ocasião por pessoas ou animais e usada para cozinhar ou para regar plantas.

    Tratamento de animais
    As propriedades dos cristais podem ser usadas para manter a saúde dos animais domésticos ou para os ajudar em alturas difíceis. São tidos em consideração três chakras principais nos animais de quatro patas: no alto da cabeça, a meio da coluna e na base da cauda. Os cristais deverão ser colocados sobre ou na proximidade destes pontos. A água energizada pode ser dada a beber, aplicada no pêlo ou espalhada pelo campo áurico, da cabeça à cauda, várias vezes. Durante os tratamentos com cristais recomenda-se atenção a qualquer sinal de desconforto por parte do animal. Os gatos, em particular, são sensíveis às energias subtis e podem não tolerar muitos cristais à sua volta. Os cães demonstram mais tolerância e costumam dar-se bem com uma pequena gema pendurada na coleira. Atenção que os elixires não substituem uma consulta ao veterinário para diagnóstico do problema. Os cristais também dão resultados muito bons em aquários, não só transmitindo energia aos peixes e plantas como também ao ambiente circundante. Para este efeito, mais uma vez, recomendo o uso de pedras do grupo dos quartzos.

    Tratamento de plantas
    Para este efeito basta usar a água energizada nas regas ou simplesmente colocar os cristais sobre a terra, junto às raízes. O quartzo hialino é uma pedra excelente para usar como revitalizante e intensificador geral de energia. A esmeralda também tem grande afinidade com as plantas, não havendo necessidade de escolher uma pedra cara – existem verdes de berilo que são acessíveis e são fáceis de adquirir. Em alternativa pode usar-se uma água marinha, que é uma variedade azulada do mesmo mineral. O jade também é tido como amplificador da energia, porém mais suave que o quartzo, é uma pedra excelente para nos ajudar a conhecer uma harmonia mais íntima com as plantas. A turqueza pode ser usada para ajudar as plantas a recuperar de danos, doenças e podas. As sementeiras beneficiam igualmente da presença dos cristais.

    Em associação com a fitoterapia
    Os chás e outros preparados de ervas ganham muito se forem feitos com água previamente energizada com cristais, podendo assim associar-se as virtudes terapêuticas duns e doutras.

    Contemplação
    Manusear os cristais é benéfico para o corpo e para a mente. Recomenda-se o uso de pequenas amostras, como as pedras roladas, para a elaboração de mandalas. Os cristais maiores podem simplesmente ser segurados e apreciados.

    Informação fornecida por Castelo de Asgard
    Imagem de “A Bíblia dos Cristais” de Judy Hall