Rss Feed
  1. Sistema de chakras

    terça-feira, 2 de novembro de 2010

    O sistema de chakras é um sistema circulatório por onde circula o Ki (Chi, Prana). Os chakras são vórtices giratórios que se encontram espalhados por todo o corpo e que concentram certas frequências de energia. Funcionam como válvulas e filtros, sendo que o seu desequilíbrio provoca mal-estar. Cada chakra está ligado a funções físicas e a estados emocionais, estando igualmente associado a uma cor. Quando existem desequilíbrios numa pessoa, estes manifestam-se primeiro nos corpos subtis e no sistema de chakras e depois, se não forem tratados, manifestam-se no corpo físico dando origem a doenças. Quando a doença se instala, o tratamento incide sobre o corpo físico e sobre os corpos subtis.

    São considerados sete chakras principais que se localizam ao longo do eixo central do corpo. Começando por baixo, são eles:

    Chakra básico ou da raiz –
    Está localizado na base da coluna e a sua cor é vermelha. Regula as funções relativas à sobrevivência física, a estabilidade e o sentido prático. Ao nível físico, está ligado às glândulas supra-renais.

    Chakra espelénico ou sexual –
    Está localizado no abdómen inferior, abaixo do umbigo e a sua cor é laranja. Regula a criatividade, a actividade sexual, o prazer e a vitalidade. Ao nível físico está relacionado com os órgãos sexuais.

    Chakra do plexo solar –
    Situa-se na zona do diafragma e a sua cor é o amarelo. Este chakra ajuda o sentido de identidade, autoconfiança e poder pessoal. É o chakra que nos une energeticamente às pessoas que estão na nossa proximidade física e que filtra muito do lixo energético proveniente de ambientes, pessoas e sentimentos recalcados ou conflituosos. Fisicamente está associado ao estômago, pâncreas e baço.

    Chakra do plexo cardíaco –
    Localiza-se no centro do peito e a sua cor é verde. Este chakra lida com as relações, o desenvolvimento pessoal, a direcção e a partilha. Dirige o fluxo emotivo e está associado ao coração e ao timo.

    Chakra laríngeo –
    Situa-se na garganta, junto à tiróide, e a sua cor é o azul. Regula a comunicação, a verbalidade, a capacidade de expressão e o fluxo de informação.

    Chakra frontal ou 3ª visão –
    situa-se no centro da fronte e a sua cor é o índigo ou violeta. Regula a compreensão, intuição, percepção, conhecimento e organização mental. Fisicamente está relacionado com a glândula hipófise.

    Chakra coronário ou da coroa – Está localizado no topo da cabeça e a sua cor é o violeta, branco ou dourado. Este chakra mantém o equilíbrio geral do sistema, canalizando para ele o fluxo de energia Ki. Mantém a sensação de globalidade e induz níveis apurados de percepção, intuição e inspiração.

    As mãos
    Nas mãos existem chakras que, apesar de serem considerados secundários, são de grande importância pois são pontos de emissão e recepção de influxos energéticos. Em prácticas como o Reiki e a cristaloterapia são usados para manipular a energia curativa e aplicá-la no corpo. Assim sendo, os chakras mais importantes que se localizam nas mãos estão:

    - no centro das palmas
    - na ponta de cada dedo
    - no ângulo entre o dedo indicador e o polegar

    Os pés
    Da mesma forma que nas mãos, os pés também possuem chakras de alguma importância, por serem o canal de saída de muita da energia canalizada. Estes chakras localizam-se ao centro das plantas dos pés e são o nosso ponto de ligação física com a Terra.

    Informação fornecida por Castelo de Asgard
    (imagem retirada da internet)