O sistema de chakras é um sistema circulatório por onde circula o Ki (Chi, Prana). Os chakras são vórtices giratórios que se encontram espalhados por todo o corpo e que concentram certas frequências de energia. Funcionam como válvulas e filtros, sendo que o seu desequilíbrio provoca mal-estar. Cada chakra está ligado a funções físicas e a estados emocionais, estando igualmente associado a uma cor. Quando existem desequilíbrios numa pessoa, estes manifestam-se primeiro nos corpos subtis e no sistema de chakras e depois, se não forem tratados, manifestam-se no corpo físico dando origem a doenças. Quando a doença se instala, o tratamento incide sobre o corpo físico e sobre os corpos subtis.
São considerados sete chakras principais que se localizam ao longo do eixo central do corpo. Começando por baixo, são eles:
Chakra básico ou da raiz – Está localizado na base da coluna e a sua cor é vermelha. Regula as funções relativas à sobrevivência física, a estabilidade e o sentido prático. Ao nível físico, está ligado às glândulas supra-renais.
Chakra espelénico ou sexual – Está localizado no abdómen inferior, abaixo do umbigo e a sua cor é laranja. Regula a criatividade, a actividade sexual, o prazer e a vitalidade. Ao nível físico está relacionado com os órgãos sexuais.
Chakra do plexo solar – Situa-se na zona do diafragma e a sua cor é o amarelo. Este chakra ajuda o sentido de identidade, autoconfiança e poder pessoal. É o chakra que nos une energeticamente às pessoas que estão na nossa proximidade física e que filtra muito do lixo energético proveniente de ambientes, pessoas e sentimentos recalcados ou conflituosos. Fisicamente está associado ao estômago, pâncreas e baço.
Chakra do plexo cardíaco – Localiza-se no centro do peito e a sua cor é verde. Este chakra lida com as relações, o desenvolvimento pessoal, a direcção e a partilha. Dirige o fluxo emotivo e está associado ao coração e ao timo.
Chakra laríngeo – Situa-se na garganta, junto à tiróide, e a sua cor é o azul. Regula a comunicação, a verbalidade, a capacidade de expressão e o fluxo de informação.
Chakra frontal ou 3ª visão – situa-se no centro da fronte e a sua cor é o índigo ou violeta. Regula a compreensão, intuição, percepção, conhecimento e organização mental. Fisicamente está relacionado com a glândula hipófise.
Chakra coronário ou da coroa – Está localizado no topo da cabeça e a sua cor é o violeta, branco ou dourado. Este chakra mantém o equilíbrio geral do sistema, canalizando para ele o fluxo de energia Ki. Mantém a sensação de globalidade e induz níveis apurados de percepção, intuição e inspiração.
As mãos
Nas mãos existem chakras que, apesar de serem considerados secundários, são de grande importância pois são pontos de emissão e recepção de influxos energéticos. Em prácticas como o Reiki e a cristaloterapia são usados para manipular a energia curativa e aplicá-la no corpo. Assim sendo, os chakras mais importantes que se localizam nas mãos estão:
- no centro das palmas
- na ponta de cada dedo
- no ângulo entre o dedo indicador e o polegar
Os pés
Da mesma forma que nas mãos, os pés também possuem chakras de alguma importância, por serem o canal de saída de muita da energia canalizada. Estes chakras localizam-se ao centro das plantas dos pés e são o nosso ponto de ligação física com a Terra.
Informação fornecida por Castelo de Asgard
(imagem retirada da internet)