A Massagem com Mel é um antigo tratamento que tem sido praticado na Ásia e em países da Europa Oriental por centenas de anos. Este terapia veio a espalhar-se para o Ocidente, onde se tornou muito popular entre massoterapeutas e spas.
O que poucos sabem é que a substância é utilizada há bastante tempo pelas gueixas (no Japão a condição de gueixa é cultural, simbólica repleta de status, delicadeza e tradição) para protegerem e hidratarem a pele. Baseada nesta experiência, a terapia da massagem com mel foi desenvolvida para manter a beleza e saúde da pele assim como o bem estar físico.
O mel é aplicado nas costas em forma de camada e massajado através de técnicas especiais. Os movimentos das mãos são em forma de pressão e de acção sugadora. Desta forma, as toxinas serão retiradas do corpo.
No final da massagem, estas secreções serão completamente retiradas com jacto de água, ou com toalhas frias, ficando a pele completamente limpa e hidratada.
Características do Mel
Descongestionante, calmante, antibiótico e cicatrizante. Estas são algumas das propriedades já conhecidas do mel, um poderoso remédio natural capaz de prevenir doenças e aliviar os sintomas como bronquite, gripe e constipações.
Além de amaciar a pele, o mel também ajuda a protegê-la do sol e do vento, graças à capacidade de hidratação dos tecidos.
A técnica hidrata a pele, remove toxinas e activa os glóbulos brancos responsáveis pela defesa do corpo. Como filosofia, a massagem com mel leva em conta o senso de organização e disciplina das abelhas, e tenta transmitir essas características à personalidade da pessoa tratada. Nas culturas do oriente, é utilizada a massagem clássica para activar o sistema linfático e relaxar os músculos endurecidos.
A massagem ainda auxilia na preparação da pele para o verão e conservação da cor bronzeada.
Quando fazer massagem com mel:
Quando fazer massagem com mel:
- em acompanhamento de uma dieta desintoxicante
- para melhorar a circulação (celulite)
- após cirurgias
- para se recuperar após de uma doença grave
- para problemas da circulação cardíaca
- em casos de alergias
- doenças reumáticas, musculares e das juntas, artrose
- problemas do estômago, problemas intestinais
- problemas de fungos no intestino, na pele e /ou outros órgãos
- problemas crónicos de sinusites
- dores de cabeça
- problemas com o sono e insónias
- problemas menstruais
Quando não é indicado fazer massagem com mel?
- em caso de feridas expostas
- em caso de atrofias na pele, eczemas, vermelhidões, queimaduras sol
- em caso de tumores (pode provocar o aumento de metástases)
- em caso de sangramentos, por exemplo, no intestino
- após tromboses recentes
- em casos de glaucoma (pressão alta nos olhos)
- em caso de doenças infecciosas
Informação por Time Out Therapies
Prama e Sapo Mulher
Imagens Istockphoto