Rss Feed
  1. Massagem Ayurvédica

    segunda-feira, 17 de janeiro de 2011


     A Massagem Ayurvédica é descrita nos textos védicos mais antigos e caracterizam-se pela utilização de óleos medicados, ervas, pastas e um vastíssimo e muitas vezes desconhecido, conjunto de procedimentos e técnicas adequadas a cada individuo e a cada desequilíbrio. 

    A massagem é usada na Medicina Ayurvédica como método de diagnóstico, curativo, preventivo e de purificação.

    Características da Massagem Ayurvédica

    Desde sempre que a massagem na India faz parte das tradições locais, entretanto as técnicas variam de região para região, mas todas se baseiam nas seguintes características:

    • Uso de óleos especificos para cada individuo de acordo com a sua constituição
    • Utilização de ervas, pastas e óleos medicados para patologias especificas
    • Trabalhos nos pontos físicos e energéticos (Marmas)
    • Trabalhos em centros energéticos (Chakras)
    • Aquecer o corpo para faciltar a libertação de Ama (toxinas)
    • Reforço dos tecidos (Dhatus) e a estrutura física
    • Estimulo geral mediante técnicas de massagem
    • Massagem completa com as mãos, massagem com os pés e alongamentos básicos


  2. De acordo com o Ayurveda, Dosha é a caracterização do perfil biológico do indivíduo, ou seja o biótipo. Existem três doshas: Vata, Pitta e Kapha, sendo que cada um apresenta suas determinadas características. Todas as pessoas possuem os três doshas, mas em proporções variadas.
    Eventualmente, há excesso ou carência de um dos três doshas, o que constitui um desequilíbrio, que pode gerar uma doença. O restabelecimento deste equilíbrio original dos doshas se faz através de dietas específicas, yoga, pranayamas, meditação, massagens e mudanças comportamentais.

  3. Medicina Ayurvédica

    domingo, 16 de janeiro de 2011

    Dhanvantari, Deus Hindu da Medicina
     Ayurveda é um termo sânscrito que significa, Ciência (Veda) da Vida (Ayur), mas cuja interpretação deve ser entendida como a "Ciência da Vida". A Ayurveda é um sistema médico desenvolvido na Índia há mais de 5 mil anos. Foi ensinada por milhares de anos dentro de uma tradição oral de mestres para discípulos, originalmente desperta pelos sábios, Rishis, que se reuniam no sopé dos Himalaias. Através dos Vedas, o Livro do Conhecimento (sendo o mais conhecido o Rig Veda, composto por hinos).

    Actualmente o conhecimento disponivel sobre Ayurveda em livros representa apenas uma pequena fração desta tradição de cura védica. O Ayurveda e outros sistemas médicos antigos têm sido preservados muito mais em núcleos familiares que, de regra, não compartilham abertamente os seus segredos.

    A Ayurveda responde integralmente ao individuo que necessita de um acompanhamento físico, mental ou espiritual, com recomendações únicas e especificas para cada um. A sua filosofia baseia-se na teoria dos cinco elementos, os Pancha Mahabhutas, e elementos que formam toda a manifestação material do Universo. São eles, éter, ar, fogo, água e terra. Toda a matéria que existe no Universo provém destes cinco elementos, inclusive o corpo humano (que além da matéria, também é formado por buddhi - discernimento, ahamkara - ego e manas - mente).