Rss Feed
  1. Medicina Ayurvédica

    domingo, 16 de janeiro de 2011

    Dhanvantari, Deus Hindu da Medicina
     Ayurveda é um termo sânscrito que significa, Ciência (Veda) da Vida (Ayur), mas cuja interpretação deve ser entendida como a "Ciência da Vida". A Ayurveda é um sistema médico desenvolvido na Índia há mais de 5 mil anos. Foi ensinada por milhares de anos dentro de uma tradição oral de mestres para discípulos, originalmente desperta pelos sábios, Rishis, que se reuniam no sopé dos Himalaias. Através dos Vedas, o Livro do Conhecimento (sendo o mais conhecido o Rig Veda, composto por hinos).

    Actualmente o conhecimento disponivel sobre Ayurveda em livros representa apenas uma pequena fração desta tradição de cura védica. O Ayurveda e outros sistemas médicos antigos têm sido preservados muito mais em núcleos familiares que, de regra, não compartilham abertamente os seus segredos.

    A Ayurveda responde integralmente ao individuo que necessita de um acompanhamento físico, mental ou espiritual, com recomendações únicas e especificas para cada um. A sua filosofia baseia-se na teoria dos cinco elementos, os Pancha Mahabhutas, e elementos que formam toda a manifestação material do Universo. São eles, éter, ar, fogo, água e terra. Toda a matéria que existe no Universo provém destes cinco elementos, inclusive o corpo humano (que além da matéria, também é formado por buddhi - discernimento, ahamkara - ego e manas - mente).

    Os Vedas
    O Sistema dos três Doshas

    Para a Ayurveda, cada pessoa tem um padrão de energia particular, uma combinação única de características físicas e mentais na sua constituição (Pakruti), que foi determinada na concepção através de um número de de factores que se mantêm durante a vida. Com o tempo e a vida desregrada surge o desequilíbrio em um ou mais desses doshas (vikrti), contribuindo para o surgimento e desenvolvimento de doenças.
    Alguns desses factores, que constituem esse desequilíbrio, são:  o estado emocional, o regime alimentar, o estado do tempo, traumas físicos, trabalho e relações familiares.  Uma vez conhecidos como causas de desequilíbrios, podem-se tomar medidas necessárias para anular ou minimizar os seus efeitos ou eliminar as causas, restabelecendo a harmonia da constituição original.

    A Ayurveda, identifica assim três biótipos que estão presentes em todas as pessoas, conhecidos como  os Doshas: Vata, regido por ar e éter, Pitta, regido por fogo e água, e Kapha, regido por terra e água.

    Vata é a energia do movimento, Pitta é a energia da digestão e Kapha é a energia da lubrificação e estrutura. Todas as pessoas possuem os três doshas, mas em diferentes proporções, ninguém é exclusivamente determinado por um Dosha. O que acontece é que um ou mais doshas são predominantes em relação aos outros.

    A causa da doença na Ayurveda é vista como a falta de um funcionamento celular correcto devido ao excesso de ou deficiência de Vata, Pitta ou Kapha e a acumulação de toxinas (Ama). Na Ayurveda, corpo, mente e consciência trabalham juntos de forma a manterem este equilíbrio. 

    Os 3 Doshas

    Vata
    São dominados pelo Espaço e pelo Ar. Tendem a ser activos, energéticos, inquietos e criativos mas têm pouca estabilidade emocional, com dificuldade em se manterem fixos às relações, empregos e outras actividades. Aprendem rápido mas também esquecem rápido. O seu corpo tende a ser magro, com ossos e tendões proeminentes e uma pele seca a fria. O sono e o apetite são irregulares. Quando desequilibrados, têm tendência para dores articulares e distúrbios intestinais. Psicologicamente tendem para a depressão, insónia, insatisfação geral, temores, fobias e ansiedade. Necessitam de calor, actividades calmas, alimentos com características de Terra e Água, musica relaxante e aromas doces.

    Pitta
    São denominados pelo elemento Fogo. Demonstram um grande empenho e capacidade intelectual sendo por isso os mais executivos, organizados e empreendedores. São bons oradores e gostam de expor e impor as suas ideias aos outros. Têm uma personalidade forte e geralmente pouco flexível. As proporções corporais são medianas e as extremidades são quentes. A transpiração é fácil e o apetite e digestão são fortes. O seu sono não é prolongado mas é profundo, necessitando de poucas horas de descanso. Quando desequilibrados tendem a desenvolver a ira, irritabilidade e mesmo a violência frente aos desequilíbrios quotidianos. Necessitam de elementos frios, actividades moderadas e ao ar livre, alimentos frescos e leves.

    Kapha
    São denominados pelos elementos Água e Terra. São metódicos e pensativos, tolerantes, calmos e são pouco afectados por pressões exteriores. Têm tendencia para ignorar as mesquinhices do dia-a-dia e gostam de aaproveitar os prazeres da vida de forma descontraida. Têm uma constituição corporal sólida e robusta, porém, com tendencia a obesidade. Cabelo oleoso e grosso.
    O Apetite e a digestão são lentos e constantes, manifestando sonolência. Quando em desequilibro, têm tendências para o aumento de peso, retenção de líquidos, preguiça e passividade com as responsabilidades. Devem de procurar exercícios mais vigorosos, consumir alimentos leves, picantes e ácidos, pobres em gordura , especialmente animal.

    Informação por: Revista Zen nº1 Fev 2009
    Portugal Místico
    Wikipédia

    Ver Também:
    - Massagem Ayurvédica
    - Os 3 Doshas