As Velas Hopi, Velas Auriculares ou Cones Chineses é uma terapia suave, nada invasiva que ajuda a limpar as impurezas dentro do ouvido por uma aspiração e acção de vibração.
Provêm de uma técnica tradicional utilizada há muitos séculos através de uma forma ancestral de tratamento usada pelos Xamãs da América do Norte (sendo a fonte desta terapia realizada principalmente pela tribo Hopis, que significa "povo pacífico"), América do Sul, povos da Sibéria e da Ásia Oriental, para limpar e harmonizar os diferentes campos energéticos do indivíduo.
As velas Hopi são bastantes diferentes das velas de cera. Tratam-se de uma espécie de tubos compridos e feitos com algodão, cera de abelha, camomila e salva. Sendo indolor quando colocadas nos ouvidos e acesas para que ao derreter os princípios activos naturais e o calor actuem aliviando a pressão e o desconforto nos ouvidos e fossas nasais congestionados, soltando as impurezas, além de ter também um papel anti-inflamatório e antibiótico.
As Velas Hopi podem ajudar com:
- Remover a cera dos ouvidos
- Dor de garganta e febre do feno
- Dor de cabeça e enxaqueca
- Rinite, sinusite e catarro
- Regulação da pressão nos ouvidos e na cabeça
- Vertigens e algumas formas de perda de equilíbrio
- Limpar os canais respiratórios e a melhorar o olfacto.
- Estimular a circulação sanguínea e o sistema imunitário
- Relaxamento em condições de ansiedade e stress
Apesar de eliminar resíduos dos ouvidos não é um meio de limpeza de cera mas sim de tratamento, que pode ser usado em crianças ou em adultos. O alívio é imediato.
Esta terapia é contra-indicada em casos de perfuração do tímpano, cirurgia recente nos ouvidos, infecções por fungos na parte externa do ouvido, e para indivíduos com alergia à cera de abelhas ou mel.
Cada sessão de tratamento com a vela Hopi demora em geral cerca de 30 e numa sessão são tratados os dois ouvidos 15 minutos para cada ouvido.