Rss Feed
  1. Auriculoterapia

    terça-feira, 21 de junho de 2011

     Auriculoterapia é uma técnica de acupuntura, provavelmente um dos mais antigos métodos terapêuticos já sendo aplicada na China à milhares de anos, onde utiliza pontos de acupuntura localizados no pavilhão da orelha (cerca de 200). Actuando em alguns destes pontos é possível, dependendo da necessidade, promover uma associação com outros pontos de acupuntura localizados em outras partes do corpo.

    É uma técnica em que se usa o pavilhão auricular para efectuar estímulos aproveitando o reflexo que a mesma exerce sobre o Sistema Nervoso Central. A Auriculoterapia estimula pontos, situados na orelha, que correspondem a todos os órgãos e funções do corpo. Ao se efectuar a estimulação desses pontos, o cérebro recebe um impulso que desencadeia uma série de fenómenos físicos, relacionados com a área do corpo, produzindo equilíbrio.

    A Medicina Tradicional Chinesa explica o seu poder curativo pela ligação existente entre o pavilhão auricular e os órgãos internos do corpo, através dos meridianos.

    A Auriculoterapia está indicada para inúmeras alterações, embora seja conhecida no Ocidente, sobretudo, por controlar o excesso de apetite e reduzir a síndroma de dependência do tabaco.

    INDICAÇÃO

    Cada organismo reage de uma forma ao estimulo, cada pessoa é um universo único. O principal objectivo deste tratamento é promover o equilíbrio do cliente, e assim o seu bem estar.

    A terapia visa estimular os pontos reflexos que tenham a propriedade de restabelecer o equilíbrio alcançando resultados terapêuticos.

    A Auriculoterapia é especialmente indicada quando se necessita que o paciente leve o tratamento para casa. Esta técnica possibilita também a desintoxicação causadas por drogas, álcool e nicotina. No Tabagismo os pontos deverão ser pressionados, por 30 segundos cada, ao acordar, após as refeições ao deitar e toda vez que sentir-se "nervoso".

    No tratamento do Stress os pontos deverão ser pressionados toda vez que o paciente sentir-se "nervoso" ou "angustiado".

    Paralelamente aos tratamentos médicos tradicionais (alopáticos) podemos recorrer ao tratamento diferenciado de Auriculoterapia, para diversos distúrbios, dos quais citamos apenas alguns como exemplo:
    • Diabetes 
    • Disturbios Endócrinos 
    • Tendinite 
    • Ansiedade/stress 
    • Obesidade

    VIRTUDES DA AURICULOTERAPIA
    A Auriculoterapia apresenta uma série de virtudes, que fazem dela uma das terapias orientais mais solicitadas pelos pacientes. Vejamos:
    • Pode tratar doenças agudas e crónicas;
    • Serve para diagnosticar e tratar diversas doenças;
    • Quando alguém não consegue perceber o que se passa, esta terapia permite saber onde está situado o problema;
    • Obtêm-se resultados rapidamente;
    • Podem utilizar-se estímulos semipermanentes.

    Não existem contra-indicações

    Fonte: FisioWeb Gate, Naturalmente
    Imagens Google