Auriculoterapia é uma técnica de acupuntura, provavelmente um dos mais antigos métodos terapêuticos já sendo aplicada na China à milhares de anos, onde utiliza pontos de acupuntura localizados no pavilhão da orelha (cerca de 200). Actuando em alguns destes pontos é possível, dependendo da necessidade, promover uma associação com outros pontos de acupuntura localizados em outras partes do corpo.
É uma técnica em que se usa o pavilhão auricular para efectuar estímulos aproveitando o reflexo que a mesma exerce sobre o Sistema Nervoso Central. A Auriculoterapia estimula pontos, situados na orelha, que correspondem a todos os órgãos e funções do corpo. Ao se efectuar a estimulação desses pontos, o cérebro recebe um impulso que desencadeia uma série de fenómenos físicos, relacionados com a área do corpo, produzindo equilíbrio.
A Medicina Tradicional Chinesa explica o seu poder curativo pela ligação existente entre o pavilhão auricular e os órgãos internos do corpo, através dos meridianos.
A Auriculoterapia está indicada para inúmeras alterações, embora seja conhecida no Ocidente, sobretudo, por controlar o excesso de apetite e reduzir a síndroma de dependência do tabaco.